Paraguai condena mexicano a 20 anos por tráfico de droga para Portugal
- 07/11/2025
O Tribunal de Sentença Especializado em Crime Organizado considerou culpado de "tráfico internacional de substâncias estupefacientes" a pessoa identificada como Elwen Zacharías Kauenhofen, indicou o Ministério Público em comunicado.
"A investigação determinou que Zacharías Kauenhofen fazia parte de uma associação criminosa, estruturada e hierarquicamente organizada, para realizar este tipo de operações ilícitas", revelou a nota.
A acusação indicou, acrescentou o Ministério Público, que o mexicano "desempenhou diversas atividades relacionadas com o envio de estupefacientes para Portugal", pelo menos "em duas ocasiões", entre 2021 e 2022.
Em outubro de 2021, 697 quilos de cocaína foram apreendidos no porto de Leixões, em Portugal, escondidos numa carga de milho, que foi embarcada em agosto desse ano na cidade paraguaia de Villeta (centro), cuja exportação foi registada em nome de uma empresa apresentada com o nome de Kauenhofen, indicou o comunicado.
Ao mexicano também lhe atribuído o crime de ter coordenado o envio de 1.648,450 quilogramas de cocaína escondidos numa carga de soja a granel, que também tinha como destino Portugal, acrescentou a instituição, e indicou que o carregamento foi detetado a 16 de dezembro de 2022, no porto Caacupemí, da cidade paraguaia de Pilar, no departamento de Ñeembucú (sul).
O Ministério Público sublinhou que o acusado "era responsável pelo planeamento e execução integral das exportações" de droga e que, segundo a investigação, "tinha plena disposição e poder de decisão sobre a carga ilícita", beneficiando economicamente com os envios.
Leia Também: Pena reduzida a traficante. Advogada era informadora da polícia





.jpg)





















































