MNE da UE reúnem-se em Bruxelas para decidir sanções à Rússia e ao Irão

  • 29/01/2026

O início da reunião está agendado para as 10h30 locais (09h30 em Lisboa), em Bruxelas, e o Governo português será representado pelo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel.

 

Ao longo do dia, os chefes das diplomacias dos 27 da União Europeia (UE) irão abordar três temash a guerra na Ucrânia, a situação no Médio Oriente e o conflito entre a República Democrática do Congo (RDC) e o Ruanda na região dos Grandes Lagos.

No que se refere à guerra na Ucrânia, é expectável, de acordo com fontes europeias, que os ministros dos 27 Estados-membros imponham novas sanções à Rússia e anunciem medidas de apoio a Kiev, designadamente a nível da eletricidade, numa altura em que Moscovo tem visado as infraestruturas energéticas do país.

Com a participação por videoconferência do homólogo ucraniano, Andrii Sybiha, nesta parte da reunião, os chefes das diplomacias da UE irão também analisar como reforçar as garantias de segurança da Ucrânia caso o país chegue a um acordo de paz com a Rússia.

Relativamente à situação no Médio Oriente, os ministros debruçar-se-ão sobre os protestos no Irão, numa altura em que organizações não-governamentais indicam que a repressão de manifestações recentes no país fez mais de seis mil mortos. Um número que contrasta com os dados divulgados pelas autoridades iranianas na semana passada que apontam para um balanço de 3.117 mortos.

Em concreto, os chefes das diplomacias da UE deverão aprovar um "pacote substantivo" de sanções aos responsáveis pela repressão, o que já tinha sido pedido recentemente pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e pela Alta Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Kaja Kallas.

Os chefes das diplomacias vão também decidir se designam a Guarda Revolucionária do Irão, exército ideológico da República Islâmica, como organização terrorista, numa altura em que cada vez mais Estados-membros, como a França ou Itália, mudaram de posição e admitem agora dar esse passo, que requer a aprovação por unanimidade.

Ainda na vertente do Médio Oriente, os ministros irão também discutir os confrontos no leste da Síria entre o Governo e forças curdas, mas também a situação na Cisjordânia e a segunda fase do plano de paz para a Faixa de Gaza.

Neste ponto, os chefes das diplomacias vão trocar opiniões sobre como é que a UE pode contribuir para a abertura da passagem de Rafah, entre o enclave e o Egito, e também para treinar agentes de segurança palestinianos, uma discussão que, de acordo com fontes europeias, mostra que o bloco europeu "não está à espera" do Conselho de Paz criado pelo Presidente norte-americano, Donald Trump, para agir relativamente à Faixa de Gaza.

Por último, os ministros dos Negócios dos Estrangeiros dos 27 irão também abordar o conflito entre a RDC e o Ruanda na região dos Grandes Lagos, que, apesar de um acordo de paz patrocinado por Donald Trump em junho, agravou-se recentemente.

Após o pedido de vários Estados-membros para que este tema fosse inserido na reunião, os 27 irão debater o que podem fazer em termos humanitários e de pressão diplomática para procurar forçar uma solução de paz na região.

À hora de almoço, os ministros de Negócios Estrangeiros irão ter uma troca informal de pontos de vista com o alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Turk, um momento que pretende demonstrar o apoio da UE à organização liderada por António Guterres num contexto mundial de ataques ao multilateralismo.

Leia Também: Bruxelas admite que Portugal "é dos países mais afetados" por crise habitacional na UE

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2928291/mne-da-ue-reunem-se-em-bruxelas-para-decidir-sancoes-a-russia-e-ao-irao#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes