Milhares manifestam-se contra corrupção na justiça na Roménia
- 13/12/2025
As manifestações eclodiram na quarta-feira após a publicação de uma investigação do meio de comunicação de investigação Recorder, que revelou depoimentos de juízes e procuradores a propósito dessas pressões.
Vários milhares de pessoas marcharam hoje na capital romena para exigir a demissão do ministro da Justiça, do presidente do Supremo Tribunal e de outros responsáveis.
"A sociedade civil não aceita um sistema intrinsecamente corrupto e concebido para ser manipulado a partir de dentro" disse à agência de notícias France-Presse (AFP) Vlad Voinea, um informático de 40 anos com a filha às costas, enquanto os manifestantes entoavam "Justiça e não corrupção", "Ladrões" e "Estamos a ver-vos!".
Mihnea Mihai, 31 anos, empunhando um cartaz onde se lia "Respeito pelos magistrados íntegros", disse estar na rua "para apoiar os magistrados que tiveram a coragem de testemunhar" e "dar coragem" a outros para que denunciem publicamente os problemas do sistema judicial.
Manifestações semelhantes também ocorreram em outras cidades do país.
Desde a sua publicação, a investigação foi vista mais de 3,5 milhões de vezes no YouTube neste país de 19 milhões de habitantes.
Centenas de juízes e procuradores assinaram uma carta aberta a denunciar "disfunções profundas e sistémicas" e a expressar solidariedade com os magistrados "que tiveram a coragem de revelar os problemas e as pressões no seio do sistema judicial".
O Presidente romena, o centrista Nicusor Dan, convidou os magistrados para um encontro a 22 de dezembro, salientando, numa publicação na rede Facebook, que quando centenas de magistrados denunciam "um problema de integridade no sistema judicial, a situação é muito grave".
De acordo com o índice de perceção da corrupção da Transparência Internacional, a Roménia figura entre os países mais corruptos da União Europeia (UE).
Leia Também: Chefe da NATO desvaloriza retirada parcial de tropas dos EUA da Roménia





.jpg)






















































