Milhares de pessoas recebem líder da oposição do Bangladesh que estava exilado
- 25/12/2025
Líderes e membros do seu partido, que está entre os favoritos nas eleições programadas para fevereiro, alinharam-se nas ruas que conduzem ao aeroporto internacional da capital desde o início da manhã de hoje, transportando faixas e entoando frases para dar as boas-vindas a Rahman, que chegou de Londres. As forças de segurança e o exército mobilizaram uma grande operação para manter a ordem.
Após a sua chegada, Rahman falou por telefone com o chefe do Governo interino, o Prémio Nobel da Paz Muhammad Yunus, segundo o seu partido.
Depois de deixar o aeroporto, o líder da oposição seguiu para um evento público nas ruas da capital, onde milhares de apoiantes se alinharam ao longo do percurso e reuniram-se em torno do palco montado para a sua receção.
O líder da oposição viajou com a mulher, Zubaida Rahman, e a filha, que se dirigiram separadamente para a residência da família no bairro de Gulshan, junto à histórica casa da mãe, a ex-primeira-ministra Khaleda Zia.
Rahman, uma das principais figuras do BNP e herdeiro político de Zia, lidera o partido do exílio desde 2008, depois de ter enfrentado várias condenações e ter abandonado o Bangladesh devido a intensos confrontos políticos com sucessivos governos.
A partir do exílio, manteve uma política baseada na reconciliação e no respeito pelos direitos fundamentais, defendendo que o Bangladesh precisa de um novo projeto democrático. Nos últimos meses, instou Yunus a convocar eleições rápidas e transparentes.
O Bangladesh é governado por um Governo interino estabelecido após os protestos de 2024 que forçaram a demissão em agosto da antiga primeira-ministra Sheikh Hasina, que fugiu para a Índia. O país atravessa uma transição marcada pela fragmentação política e pela reconfiguração de alianças, na sequência de uma crise que fez mais de 1.400 mortos.
Leia Também: Índia exige proteção para minorias no Bangladesh após morte violenta





.jpg)






















































