Mayor de Los Angeles denuncia novas rusgas de imigração. "Preocupante"

  • 16/01/2026

"Estou profundamente alarmada com os múltiplos relatos de atividades de fiscalização da imigração federal no Fashion District, uma das primeiras áreas visadas pelo ICE quando a administração Trump iniciou as suas rusgas imprudentes e perigosas em Los Angeles durante o verão", afirmou a mayor democrata, em nota enviada às redações. 

 

"Esta demonstração de força por parte do ICE é particularmente preocupante tendo em conta a recente escalada da violência e das ações do ICE em várias cidades americanas, incluindo as mortes a tiro de Keith Porter Jr. por um agente do ICE fora de serviço na véspera de Ano Novo aqui em Los Angeles e de Renee Nicole Good em Minneapolis."

Os relatos do regresso do ICE a uma zona muito frequentada por imigrantes na baixa de Los Angeles acontecem dois dias depois de o conselho da cidade ter aprovado uma resolução para impedir que a agência federal entre em propriedades detidas pelo condado de LA. 

Segundo a supervisora do terceiro distrito, Lindsey Horvath, a moção estabelece as propriedades do condado como zonas "livres de Imigração e Alfândega dos EUA", proibindo os agentes de se reunirem, processarem informações ou operarem nessas áreas.

"Igualmente preocupantes são as ameaças do presidente de invocar a Lei da Insurreição, o que implicaria a intervenção militar nas nossas cidades", apontou Karen Bass. 

O presidente ameaçou invocar a legislação federal esta quinta-feira, de forma a justificar o envio de tropas para Minneapolis numa altura de muitos protestos contra a morte de Renee Good e a ação do ICE naquela cidade. 

"Esta campanha deliberada de medo e intimidação por parte da administração é inaceitável", acusou a mayor Karen Bass, afirmando que as táticas "não tornam ninguém mais seguro" e "semeiam o terror" nas comunidades. 

A secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, afirmou a 9 de janeiro que as autoridades detiveram e deportaram 650 mil imigrantes no último ano, e que cerca de dois milhões abandonaram o país voluntariamente em autodeportação. 

Na próxima terça-feira, 20 de janeiro, estão marcadas por todo o país marchas contra a administração e contra o ICE, no dia em que se assinala um ano desde a tomada de posse de Donald Trump. 

Leia Também: Mundial2026: Governo Trump não descarta rusgas e detenções de imigrantes

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2920358/mayor-de-los-angeles-denuncia-novas-rusgas-de-imigracao-preocupante#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes