Lei marcial na Coreia do Sul? Partido do ex-presidente pede desculpa
- 07/01/2026
Numa conferência de imprensa na sede do partido, em Seul, e assumindo que a declaração mergulhou o país numa grave crise política, Jang Dong Hyeok, o também deputado da principal força da oposição na Coreia do Sul, afirmou que a decisão "foi errada e constituiu uma resposta inadequada a uma situação que gerou grande confusão entre a população".
"Provocou muito sofrimento aos membros deste partido e queremos assumir a nossa responsabilidade, uma vez que éramos o partido no poder nesse momento", afirmou Jang, citado pela agência sul-coreana Yonhap.
O líder do PPP esclareceu que, desde então, o partido decidiu distanciar-se mais de Yoon, que enfrenta acusações de incitamento à insurreição e abuso de poder.
"Vamos enfrentar os nossos erros e as responsabilidades internas e promover um novo começo que corresponda às expectativas da população. Se partilham os valores da democracia liberal e concordam que o objetivo é evitar um Governo autoritário sob a Administração de Lee Jae Myung, estaremos de mente aberta e colaboraremos com quem for necessário", sublinhou.
A 15 de dezembro de 2025, o conselho especial de investigação, liderado pelo procurador especial Cho Eun Suk, concluiu que Yoon impôs a lei marcial em dezembro de 2024 para se manter no poder.
A equipa de investigação determinou que o ex-Presidente pretendia agravar as tensões com a Coreia do Norte para justificar a imposição da lei marcial, embora esses esforços, como o envio de drones com propaganda contra o país vizinho, não tenham levado a uma resposta militar por parte de Pyongyang.
A investigação revela ainda que Yoon decidiu declarar a lei marcial a 03 de dezembro de 2024 para evitar uma possível intervenção estrangeira, em especial dos Estados Unidos, que se encontravam em plena transição entre as administrações de Joe Biden e de Donald Trump.
Leia Também: Líder da Coreia do Sul diz ter pedido ajuda a Xi para travar Pyongyang





.jpg)






















































