Israel defende ataques em Gaza por "grave violação" do cessar-fogo

  • 16/01/2026

"Em resposta à grave violação do acordo esta semana no oeste de Rafah [sul do enclave e na fronteira com o Egito], em que terroristas armados abriram fogo contra membros das Forças de Defesa de Israel (FDI), foram lançados na quinta-feira ataques contra terroristas, incluindo comandantes do Hamas e da Jihad Islâmica, na Faixa de Gaza", indicou o Exército, após a confirmação da morte de pelo menos dois desses responsáveis.

 

As autoridades israelitas sublinharam que "encaram com grande seriedade qualquer violação do acordo", acrescentando que o Exército e os serviços de informações "continuarão a agir contra qualquer tentativa por parte das organizações da Faixa de Gaza de levar a cabo planos terroristas contra elementos das FDI e os cidadãos do Estado de Israel".

Na quarta-feira, Israel anunciou a morte de seis alegados terroristas durante confrontos ocorridos na terça-feira em Rafah, depois de ter indicado inicialmente que tinha "identificado" "seis terroristas armados" numa zona no oeste da cidade, perto da chamada "linha amarela", para onde as tropas israelitas se retiraram no âmbito do acordo com o Hamas.

"Após a identificação, carros de combate chegaram ao local e dispararam contra os terroristas, que abriram fogo contra os soldados e deflagrou um confronto, incluindo bombardeamentos, que resultou na eliminação de dois dos terroristas", referiu.

O Hamas tem denunciado repetidamente os ataques e bombardeamentos israelitas contra Gaza apesar do cessar-fogo, enquanto Israel sustenta que atua contra "terroristas" que colocam em risco as suas tropas. 

Neste contexto, os Estados Unidos anunciaram na quarta-feira o início da segunda fase do seu plano para a Faixa de Gaza.

As autoridades de Gaza, controladas pelo Hamas, denunciaram, até agora, mais de 450 mortos e 1.250 feridos desde o início do cessar-fogo, enquanto o número total de vítimas da ofensiva lançada por Israel após os ataques de 07 de outubro de 2023 ultrapassa os 71.440 mortos e os 171.300 feridos.

Leia Também: Guterres acusa Israel de entrada ilegal em centro de saúde da UNRWA

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2920616/israel-defende-ataques-em-gaza-por-grave-violacao-do-cessar-fogo#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes