Irão: Khamenei vê protestos pró-Governo como recado a Washington

  • 13/01/2026

"Este foi um aviso aos políticos norte-americanos para que parem com as manobras enganadoras", declarou Ali Khamenei, de acordo com a televisão estatal, após repetidas ameaças do líder da Casa Branca, Donald Trump, de uma intervenção militar em apoio dos manifestantes antigovernamentais.

 

O líder supremo iraniano acrescentou que estas "manifestações maciças e determinadas frustraram o plano de inimigos estrangeiros", que seria executado por "mercenários iranianos".

Imagens divulgadas pelos meios de comunicação social estatais mostraram expressivas manifestações em Teerão e em várias partes do país de apoio às autoridades iranianas, que enfrentam há duas semanas uma nova vaga de protestos contra o elevado custo de vida.

A pedido do Presidente do Irão, Massoud Pezeshkian, milhares de pessoas, segundo imagens transmitidas pela televisão estatal, encheram a Praça da Revolução, no coração de Teerão.

Entre bandeiras da República Islâmica e gritos de "Morte aos Estados Unidos", a multidão na capital recitava orações pelos membros das forças de segurança mortos durante os protestos antigovernamentais.

O Irão está a travar uma guerra contra os "terroristas", declarou no local o presidente do parlamento, Mohammad Bagher Ghalibaf, ameaçando dar uma "lição inesquecível" a Donald Trump em caso de ataque norte-americano.

Outras manifestações semelhantes ocorreram em várias cidades do país, de acordo com os meios de comunicação estatais, após o Governo ter decretado três dias de luto nacional.

O ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Abbas Araghchi, declarou que Teerão "não procurava a guerra", mas está "totalmente preparado" para ela, embora tenha deixado a porta aberta para negociações.

Segundo a organização não-governamental Iran Human Rights (IHRNGO), sediada na Noruega, pelo menos 648 manifestantes foram mortos desde 28 de dezembro em 14 províncias no Irão na nova vaga de protestos contra as autoridades de Teerão.

Entre os mortos, estão nove menores, indicou a organização não-governamental (ONG), que registou ainda milhares de feridos e estima que o número de detidos ultrapasse os dez mil.

Algumas estimativas, que a ONG não conseguiu verificar, sugerem um número de mortos bastante superior, atingindo mais de 6.000, acrescentou em comunicado no seu 'site'.

Motivados pelos comerciantes e setores económicos afetados pelo colapso do rial, a moeda iraniana, e pela elevada inflação, milhares de iranianos aderiram a esta nova vaga de protestos que se espalhou por mais de 100 cidades.

O Irão tem uma taxa de inflação anual superior a 42% e, durante o ano passado, o rial perdeu 69% do seu valor face ao dólar, num contexto em que a economia foi fortemente atingida pelas sanções dos Estados Unidos e da ONU devido ao programa nuclear.

O líder da Casa Branca indicou em várias ocasiões que apoiaria os manifestantes caso as autoridades iranianas disparassem contra eles e, já hoje, afirmou que dirigentes iranianos o contactaram para negociar no seguimento de ameaças de intervenção militar.

Em junho passado, Israel e Estados Unidos realizaram ataques aéreos contra instalações ligadas aos programas nucleares e de mísseis balísticos do Irão, num conflito aberto que durou 12 dias.

A repressão das novas manifestações tem sido severa, e as autoridades restringiram o acesso à Internet em todo o país.

Em resposta, Trump pretende o envio de satélites da empresa Starlink, do bilionário Elon Musk, de forma a garantir que a população se mantenha 'online'.

Leia Também: Pelo menos 648 mortos em protestos antigovernamentais no Irão

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2918139/irao-khamenei-ve-protestos-pro-governo-como-recado-a-washington#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes