Irão: Autoridades prometem defender-se de "qualquer ameaça estrangeira"

  • 15/01/2026

O ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Abbas Araghchi, enfatizou durante uma conversa telefónica com o seu homólogo da Arábia Saudita, príncipe Faisal bin Farhan al-Saud, "a importância da condenação internacional a qualquer interferência estrangeira nos assuntos internos dos países da região", segundo um comunicado divulgado na rede social Telegram.

 

A agência de notícias oficial saudita (SPA) confirmou o telefonema, indicando que os dois discutiram "formas de reforçar" a segurança na região.

O Irão está a ser agitado por uma nova vaga de protestos desde 28 de dezembro, iniciada em Teerão por comerciantes e setores económicos afetados pelo colapso do rial, a moeda iraniana, e pela elevada inflação, alastrando-se depois a mais de 100 cidades do país.

A Iran Human Rights (IHRNGO) elevou para 3.428 as mortes registadas nos protestos que abalam o Irão há mais de duas semanas, alertando que são casos que conseguiu verificar e que o número real deverá ser superior.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, tem ameaçado repetidamente as autoridades iranianas com uma intervenção militar contra a República Islâmica e instou os manifestantes a prosseguirem protestos.

Teerão ameaçou realizar um ataque preventivo, alegando, sem apresentar provas, que Israel e os Estados Unidos orquestraram os protestos.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas vai reunir-se hoje de emergência para "uma reunião informativa sobre a situação no Irão", a pedido dos Estados Unidos, anunciou o porta-voz da presidência do Conselho, atualmente nas mãos da Somália.

A reunião do grupo de 15 países está marcada para as 15:00 (22:00 em Lisboa), segundo um comunicado do porta-voz do secretário-geral da ONU, António Guterres.

O porta-voz do português, Stéphane Dujarric, reiterou na quarta-feira, em conferência de imprensa, que a ONU "está extremamente preocupada" com "as imagens que surgem de manifestantes mortos pela violência durante os protestos".

MNE encerra temporariamente embaixada no Irão (8 portugueses já saíram)

MNE encerra temporariamente embaixada no Irão (8 portugueses já saíram)

Portugal determinou na quarta-feira o encerramento temporário da embaixada no Irão, quando ocorrem manifestações massivas contra o regime iraniano, anunciou hoje o Ministério dos Negócios português.

Lusa | 10:01 - 15/01/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2919891/irao-autoridades-prometem-defender-se-de-qualquer-ameaca-estrangeira#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes