ICE diz que imigrante se suicidou em centro no Texas. É o 2.º caso

  • 20/01/2026

O Serviço de Imigração e Alfândegas (ICE) norte-americano afirmou hoje que um imigrante da Nicarágua encontrado morto na semana passada num centro de detenção de imigrantes no Texas "aparentemente se suicidou".

 

Victor Manuel Díaz, de 36 anos, ter-se-á suicidado na quarta-feira, no extenso complexo de tendas da base militar de Fort Bill, do Exército dos Estados Unidos, em El Paso, indicou o ICE num comunicado, enquanto prossegue a investigação federal à sua morte.

Trata-se das mesmas instalações - Camp Montana East - onde, segundo o ICE, outro recluso, Geraldo Lunas Campos, morreu no início deste mês, quando os funcionários tentavam impedi-lo de se suicidar.

Mas uma investigação preliminar do Gabinete de Medicina Legal do Condado de El Paso concluiu que Lunas Campos, de 55 anos, morreu por asfixia, devido a compressão do peito e do pescoço, e afirmou que a morte será provavelmente classificada como homicídio.

Outro detido relatou à agência de notícias norte-americana, The Associated Press (AP), que Lunas Campos estava algemado e a recusar-se a regressar à sua cela quando pelo menos cinco guardas o imobilizaram no chão e pelo menos um deles tinha um braço à volta do seu pescoço a asfixiá-lo. O ICE declarou que ainda está a investigar esta morte.

ICE matou novamente? Vítima é cubano detido que terá sofrido mata-leão

ICE matou novamente? Vítima é cubano detido que terá sofrido mata-leão

Lunas Campos, de 55 anos, morreu no início do mês num centro de detenção para imigrantes em El Paso, no estado norte-americano do Texas. Autoridades disseram que imigrante tentou tirar a sua própria vida, mas autópsia indica que se trata de homicídio.

Notícias ao Minuto | 21:24 - 16/01/2026

Díaz foi detido a 6 de janeiro durante uma operação federal contra imigração ilegal no Minnesota e enviado para o Texas, indicou o ICE.

O cidadão nicaraguense entrou nos Estados Unidos em março de 2024, foi detido por agentes da Patrulha de Fronteiras e colocado em liberdade condicional enquanto aguardava uma ida a tribunal, indicou o ICE, acrescentando que, em agosto, um juiz ordenou a sua saída dos Estados Unidos numa audiência em que ele não compareceu.

O imigrante ilegal recebeu uma ordem final de deportação a 12 de janeiro deste ano, dois dias antes de ser encontrado inconsciente no seu quarto, disseram as autoridades.

O ICE não divulgou mais pormenores sobre a sua morte.

Esta agência federal norte-americana notifica o Congresso e divulga um comunicado no seu 'site' da Internet sobre cada morte sob a sua custódia.

Leia Também: Governador e autarca do Minnesota investigados por obstrução ao ICE

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2922329/ice-diz-que-imigrante-se-suicidou-em-centro-no-texas-e-o-2-caso#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes