Governo moçambicano sem condições de repor principal estrada do país

  • 24/01/2026

"A via está intransitável e não haverá condições para garantir a reposição, pelo menos nos próximos 15 dias, primeiro porque estamos a deixar as águas baixarem e estão a avaliar as intervenções que devem ser feitas", disse o ministro João Matlombe, durante uma visita a um dos troços da estrada Nacional 1 (N1), cuja transitabilidade está suspensa, entre as províncias de Maputo e Gaza, sul do país. 

 

Segundo o governante, outro aspeto que impossibilita que a circulação seja reposta em menos de 15 dias é que o executivo ainda está a terminar o levantamento, nos seis cortes registados ao nível da N1, apesar de já decorrerem algumas intervenções nas zonas mais críticas.

"Como os cortes são intercalados, não nos permitem chegar às outras secções. Então, tem que ser, mais ou menos, corte por corte, até a gente chegar à parte norte que liga com a província de Gaza", disse.  

Perante a situação da intransitabilidade da principal estrada que liga o sul ao resto do país, o Governo vai introduzir, a partir deste sábado, cabotagem marítima, entre as províncias de Maputo e Gaza, para permitir o transporte de bens essenciais para a assistência da população. 

"Começamos a fazer o transporte de produtos alimentares, através da cabotagem marítima, a partir do porto de Maputo para a província de Gaza, mas também estamos a trabalhar com a província de Inhambane para ver como é que nós podemos dar o reforço, tendo em conta que também recebe parte da alimentação a partir da província de Maputo", disse Matlombe.

O ministro confirmou ainda que o Governo está a trabalhar numa solução alternativa ao corte da N1, há uma semana e sem previsões de reabertura, que poderá passar pelo distrito da Moamba, a 75 quilómetros de Maputo, com ligação pela N4.

As medidas surgem numa altura em que, pelo menos, 642.122 pessoas foram afetadas desde 07 de janeiro pelas cheias em Moçambique, registando-se até agora 12 mortos, segundo os dados provisórios do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres, que apontam ainda para milhares de casas danificadas e infraestruturas destruídas em várias regiões do país.

Leia Também: Entre cheias sem memória em Moçambique, a moto é o último transporte

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2925480/governo-mocambicano-sem-condicoes-de-repor-principal-estrada-do-pais#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes