Governo britânico quer facilitar a remobilização de ex-militares "em caso de crise"

  • 16/01/2026

Uma proposta de lei apresentada hoje no parlamento prevê alargar os critérios que permitem ao exército recorrer a soldados desmobilizados, tornando possível a mobilização desses ex-militares.

 

O objetivo é "garantir que as competências e a experiência dos antigos militares possam ser rapidamente utilizadas em caso de crise, nomeadamente com vista a uma transição para a guerra, à semelhança das medidas tomadas pelas forças da NATO para reforçar as suas reservas", explicou o Ministério da Defesa britânico, tutelado por John Healey, num comunicado.

Esses ex-militares, que atualmente constituem a reserva estratégica do exército, poderiam trazer "uma experiência crucial na área cibernética, na medicina, nos serviços de informações e nas comunicações", detalhou o general Paul Griffiths, responsável pela gestão do pessoal do exército, citado no mesmo comunicado.

A proposta de lei em questão (Armed Forces Bill 2026) foi apresentada hoje ao parlamento e a análise do diploma deve começar no final de janeiro na Câmara dos Comuns (câmara baixa do parlamento).

O Governo prevê que as medidas relativas à reserva estratégica, que conta atualmente com cerca de 95.000 pessoas, segundo o Ministério da Defesa, entrem em vigor a partir da primavera de 2027.

Estas mudanças estão a ser feitas no contexto de um aumento de incerteza e ameaças à segurança, nomeadamente na Europa, pelo Governo britânico trabalhista, que comprometeu-se a aumentar o orçamento da Defesa nos próximos anos.

Em dezembro, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Richard Knighton, apelou à mobilização de "toda a nação" para se preparar para uma "nova era para a defesa" e "construir uma resiliência nacional".

Isso significaria "mais pessoas prontas para lutar pelo seu país", acrescentou na ocasião, numa altura em que o Ministério da Defesa está com dificuldades em atrair novos recrutas.

Leia Também: Reino Unido e França estabelecem centros militares após paz na Ucrânia

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2920233/governo-britanico-quer-facilitar-a-remobilizacao-de-ex-militares-em-caso-de-crise#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes