Dupla condenada por humilhar colega com nanismo: "A ligar do circo"
- 24/12/2025
Duas mulheres foram condenadas ao cumprimento de seis meses de prisão e ao pagamento de multas de 1.080 euros por terem submetido uma colega de trabalho que padece de nanismo a um tratamento degradante e humilhante, na cidade de Benidorm, em Espanha.
O tribunal de Alicante considerou provado que a dupla foi culpada de um crime relacionado com os direitos fundamentais e as liberdades públicas. Proibiu-as, por isso, de exercer profissões ou funções educativas, no âmbito desportivo e de lazer, durante três anos e meio, período durante o qual também não poderão contactar com a vítima, que terão de indemnizar em 6.000 euros por danos morais, noticiou a Telecinco.
Aquele meio salientou, contudo, que uma terceira arguida foi absolvida, já que a sua participação não foi dada como provada.
Tudo aconteceu entre dezembro de 2020 e julho de 2022, quando todas trabalhavam no serviço de limpeza de um centro de saúde em Benidorm. As arguidas referiam-se à vítima como “a anã”, de quem troçavam persistentemente.
A dada altura, uma delas fingiu ser funcionária de um circo e contactou a vítima, alegando estar à procura de palhaços e trapezistas.
“Estou a ligar do circo dos anões para contratá-la para o trapézio”, disse-lhe.
Dias depois, voltaram a contactá-la através de uma aplicação, fazendo-se passar por trabalhadoras do departamento jurídico de uma empresa de seguros. Disseram-lhe que tinha uma multa de 900 euros por um carro da marca BMW, modelo X6, e, quando a vítima replicou que era engano, riram-se e admitiram ser uma brincadeira.
A mulher pediu à direção da empresa para evitar, tanto quanto possível, ter contacto com as colegas, e comprou uma lata de gás pimenta, por sentir medo. Após ter mergulhado num estado psicológico de natureza ansiosa-depressiva, denunciou o caso junto da Polícia Nacional.
Saliente-se, ainda assim, que a sentença não é definitiva e pode ser objeto de recurso perante a Câmara Civil e Penal do Tribunal Superior de Justiça da Comunidade Valenciana.
Leia Também: Mulheres detidas por seduzirem homens para os drogar e roubar em Madrid





.jpg)






















































