Curdos impõem recolher obrigatório na província da Síria de Raqqa

  • 18/01/2026

Segundo a agência de notícias AFP, após a tomada de controlo, hoje, de localidades no norte da Síria evacuadas sob pressão das forças curdas, o exército sírio pediu, por sua vez, aos civis que se afastassem dos locais militares da província de Raqqa, que pretende atacar.

 

Num comunicado das autoridades curdas, a administração autónoma curda anunciou que "um recolher obrigatório total foi imposto na região de Raqqa até novo aviso".

A cidade de Raqqa, na província homónima, era a "capital" do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), antes de ser derrotada pelas Forças Democráticas Sírias (FDS, dominadas pelos curdos), apoiadas por uma coligação multinacional liderada pelos Estados Unidos.

Por seu lado, o exército sírio delimitou "uma zona militar fechada" em torno da cidade de Tabqa, situada nas margens do rio Eufrates, na província de Raqqa.

O chefe dessas forças, Mazloum Abdi, anunciou na sexta-feira à noite a sua decisão de retirar as suas forças a partir de hoje de uma zona delimitada pelo exército, entre Deir Hafer, a cerca de 50 km a leste da cidade de Alepo, e o Eufrates, face aos reforços enviados pelo exército.

Mas num comunicado divulgado hoje, as Forças Democráticas Sírias afirmaram que estavam "envolvidas em combates violentos" com as forças governamentais, que, segundo elas, "violaram o acordo" na região de Tabqa, "que não fazia parte do acordo".

O presidente islamista Ahmad al-Chareh, que derrubou Bashar al-Assad, está determinado a estender o seu controlo sobre todo o território sírio.

Durante o caos da guerra civil (2011-2024), as Forças Democráticas Sírias tomaram vastos territórios no norte e nordeste da Síria --- incluindo campos de petróleo e gás --- após derrotar o EI.

As Forças Democráticas Sírias expandiram o seu território com a queda do poder de Bashar al-Assad em dezembro de 2024, aproveitando o colapso do seu exército.

Leia Também: Enviado dos EUA para Síria e chefe das forças curdas reúnem-se no Iraque

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2921240/curdos-impoem-recolher-obrigatorio-na-provincia-da-siria-de-raqqa#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes