Costa Rica quer seguir exemplo de El Salvador e construir mega-prisão

  • 15/01/2026

Durante a cerimónia realizada na capital costa-riquenha, San José, na quarta-feira, Chaves agradeceu a Bukele por partilhar o projeto da mega-prisão, inspirada no Centro de Contenção do Terrorismo (Cecot) de El Salvador, que os grupos de defesa dos direitos humanos descrevem como palco de graves maus-tratos.

 

"Tudo o que fizemos no Cecot será replicado na versão costa-riquenha", disse Bukele.

O Governo da Costa Rica prevê um investimento de 35 milhões de dólares (30 milhões de euros) para acolher até cinco mil reclusos na prisão.

Chaves enviou dirigentes costa-riquenhos a El Salvador para saber mais sobre como copiar o estilo de aplicação da lei de Bukele.

O presidente de El Salvador é considerado um herói por muitos na América Latina pela campanha contra o crime organizado, que ajudou a restaurar a segurança no país.

Desde março de 2022 que Bukele implementou um estado de emergência que permite detenções sem mandado.

Mais de 90 mil pessoas foram detidas, sendo que cerca de oito mil foram posteriormente libertadas após terem sido consideradas inocentes, de acordo com fontes oficiais.

"Tínhamos um Estado falhado", disse o presidente salvadorenho. "Quando chegámos, tivemos de mudar tudo: tribunais, juízes, procuradores, leis, Congresso, nas eleições, claro", acrescentou.

Bukele disse que as outras prisões de El Salvador se tinham tornado campos de treino para criminosos e elogiou Chaves por seguir o seu exemplo.

A prisão em construção tem como objetivo abrigar os criminosos mais perigosos da Costa Rica, país que tem assistido a um ressurgimento da violência por parte de grupos de crime organizado e do tráfico de droga.

A Costa Rica terminou 2025 com 877 homicídios, apenas menos três do que em 2024, enquanto 2023 registou o número mais elevado, com 907 assassínios.

"Se a criminalidade aumentar, mais costa-riquenhos morrerão, mas não será só isso que vai acontecer", disse Bukele.

"Os turistas não virão a um país onde te matam por atravessar a rua", sublinhou, durante uma visita na véspera das eleições presidenciais na Costa Rica.

A oposição acusou o Governo de lançar a nova instalação como uma manobra eleitoral, financiada por dinheiro público, para favorecer a candidata do partido conservador, atualmente no poder.

Laura Fernández representará o partido de centro-direita do presidente cessante Rodrigo Chaves - constitucionalmente impedido de se candidatar a um segundo mandato consecutivo - nas eleições de 01 de fevereiro.

Fernández é a favorita, de acordo com as sondagens, e apontou como objetivo a vitória à primeira volta e uma maioria de dois terços no parlamento para poder reformar o sistema judicial, como fez Nayib Bukele.

Leia Também: Rubio condena regime ilegítimo mas não confirma deposição de Maduro

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2919689/costa-rica-quer-seguir-exemplo-de-el-salvador-e-construir-mega-prisao#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes