Comité palestiniano de governação para Gaza começa 1.ª reunião no Cairo
- 17/01/2026
Formado na quarta-feira, aquando da entrada em vigor anunciada por Washington da segunda fase do plano norte-americano para pôr fim à guerra na Faixa de Gaza, o comité tecnocrático é composto por 15 personalidades palestinianas.
O órgão deverá administrar provisoriamente o território palestiniano, sob a tutela de um Conselho da Paz liderado pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e trabalhar na reconstrução do território, devastado por dois anos de guerra.
Os trabalhos de reconstrução "assentarão essencialmente" no plano egípcio que envolve árabes e islâmicos, afirmou o presidente do comité, Ali Shaath, antigo vice-ministro palestiniano, numa entrevista à al-Qahera News.
O plano foi aprovado em março, com o apoio de países europeus, em resposta à proposta então apresentada por Trump de assumir o controlo do território palestiniano e expulsar os seus habitantes.
O documento prevê a reconstrução da Faixa de Gaza sem deslocar os seus mais de dois milhões de habitantes.
"O dossiê da habitação é muito importante depois da destruição de 85% das casas", sublinhou Ali Shaath, engenheiro civil, destacando a necessidade de devolver a "dignidade ao cidadão palestiniano sentado em tendas levadas pelo vento".
A segunda fase do acordo de cessar-fogo, que começou em 10 de outubro na Faixa de Gaza, prevê igualmente o desarmamento do Hamas, a retirada progressiva das tropas israelitas e o destacamento de uma força internacional de estabilização.





.jpg)























































