Coligação internacional procura desanuviar tensão entre Damasco e curdos

  • 17/01/2026

O enviado norte-americano para a Síria, Tom Barrack, anunciou na rede X que trabalha para "impedir uma escalada" entre o governo e os curdos, ambos apoiados por Washington.

 

As autoridades sírias estão determinadas a estender a sua autoridade a todo o território do país, enquanto os curdos controlam vastas áreas do norte e nordeste da Síria.

Hoje, uma delegação da coligação internacional antijihadista, destacada no norte da Síria, reuniu-se com responsáveis curdos para "reduzir a tensão", indicou à agência noticiosa France-Presse (AFP) o porta-voz das Forças Democráticas Sírias (FDS), Farhad Shami.

A reunião decorreu em Deir Hafer, zona que o exército governamental ordenou às FDS, dominadas pelos curdos, para se retirarem, precisou Shami.

Após o encontro, uma delegação do exército sírio "entrou em Deir Hafer para negociações com as FDS", indicou por sua vez uma fonte militar governamental à AFP.

As reuniões ocorreram após ter expirado um prazo dado pelo exército aos civis para deixarem a área que pretende retomar aos curdos

A situação estava calma na frente de Deir Hafer após terminar o prazo, às 14:00 TMG (mesma gora em Lisboa), indicaram os correspondentes da AFP no terreno.

O exército sírio já tinha expandido o controlo sobre toda a cidade de Alepo, principal cidade do norte da Síria, na semana passada, após desalojar os combatentes curdos de dois bairros que controlavam.

As forças sírias concentraram depois reforços significativos em Deir Hafer, a cerca de 50 quilómetros a leste de Alepo, e ordenaram às FDS que se retirassem de uma zona entre esta região e o rio Eufrates, mais a leste. Segundo as autoridades sírias, mais de 4.000 civis fugiram entre quinta e sexta-feira.

O exército tinha utilizado o mesmo procedimento em Alepo na semana passada, pedindo aos civis que saíssem antes de abrir fogo. Os correspondentes da AFP viram civis a abandonar a zona controlada pelos curdos, alguns atravessando uma ponte instável sobre um braço do Eufrates.

A tensão ocorre num contexto em que a implementação de um acordo assinado em março de 2025 entre Damasco e os curdos, destinado a integrar as suas instituições civis e militares no Estado sírio, está bloqueada devido às exigências contraditórias das duas partes.

Os curdos aproveitaram o caos da guerra civil (2011-2024) para controlar vastos territórios do norte e nordeste da Síria -- incluindo campos petrolíferos e gasíferos -- depois de derrotarem o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) com o apoio da coligação multinacional.

Numa entrevista televisiva, o presidente Ahmad al-Sharaa sublinhou que os curdos "controlam perto de um quarto do território sírio", mas que os habitantes dessas regiões são, na sua maioria, "tribos árabes", enquanto os curdos "representam apenas 12 a 15% da população".

Leia Também: Cessar-fogo em Alepo quebrado por ataques entre exército e forças curdas

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2920801/coligacao-internacional-procura-desanuviar-tensao-entre-damasco-e-curdos#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes