Artista João Pimenta Gomes inaugura exposição em Lisboa sobre memória sonora
- 17/09/2025
Intitulada 'Dois Stereos', a exposição tem curadoria de João Ribas e ficará patente até 11 de janeiro de 2026, segundo um comunicado das Galerias Municipais, tuteladas pela Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC - Lisboa Cultura).
A mostra apresenta duas obras do artista João Pimenta Gomes, unidas pela ideia de um "assombro" do som, inserida numa prática artística que parte de referências do universo musical para explorar a relação entre som, espaço e perceção, "bem como as histórias profundas - por vezes ocultas - inscritas nas tecnologias sonoras", indica um comunicado da entidade.
No piso térreo da galeria encontra-se a réplica de um dispositivo sonoro - o Western Electric 16A - uma corneta acústica originalmente concebida para a reprodução monofónica de som em salas de cinema nos anos 1920.
Inspirado no conceito de 'mock stereo', este objeto construído pelo artista "emite composições de duração fixa, mas perceção variável, recorrendo à síntese modular numa espécie de diálogo entre passagens sonoras fugazes".
"Peça central na transição do cinema mudo para os filmes sonoros, este objeto continua a libertar vestígios degradados da voz humana, dentro de um intervalo acústico especialmente sensível ao ouvido humano", enquadra ainda sobre a obra.
No último piso da galeria, uma escultura sonora acústica "habita um território entre o sopro e a síntese", inspirada no Cristal Baschet, um instrumento composto por vidro e metal, desenvolvido pelos irmãos Baschet na década de 1950 que produz som quando dedos húmidos friccionam varas de vidro.
Ao serem friccionadas, transmitem vibrações por hastes metálicas até um complexo sistema de ressonadores como cones de alumínio, folhas de metal e difusores de fibra de vidro.
Um antecessor deste instrumento, a Glass Harmonica, "chegou a ser associado a episódios de loucura em quem o tocava ou escutava", lembra ainda o texto da exposição.
O artista reaproveitou os cones ressonadores do Cristal Baschet como amplificadores acústicos passivos, usou materiais de voz previamente gravados - processados e modulados - transmitidos para estas esculturas em forma de pétala: "O corpo ressonante do Baschet torna-se assim um filtro vibrante por onde o som é emitido e reencarnado".
João Pimenta Gomes é um artista visual e músico lisboeta, nascido em 1989, que explora a relação entre espaço, corpo, som e imagem através de instalações, performances e outras intervenções artísticas.
Formado em som e produção musical, desenho e fotografia, a prática artística de Pimenta Gomes cruza o analógico e o digital, utilizando, entre outros elementos, sintetizadores modulares e vídeos para criar experiências imersivas onde o público é convidado a interagir com o processo de criação.
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