Angola. Crianças entregues a famílias substitutas devido a sobrelotação

  • 20/01/2026

A Sala de Justiça Juvenil da Província Judicial de Luanda procedeu à entrega provisória das 17 crianças, dos 0 aos 13 anos, a famílias substitutas, para reduzir a sobrelotação do Lar Kuzola, uma instituição com capacidade para acolher 250 crianças, que presentemente interna 457 menores.

 

Em declarações à imprensa, a juíza presidente da Sala de Justiça Juvenil da Província Judicial de Luanda, Maria Alice da Silva, referiu que o lar está sobrelotado com crianças debilitadas, "que já saíram frágeis dos sítios onde foram encontradas".

Segundo a juíza, são crianças encontradas abandonadas em vias públicas, em maternidades, contentores de lixo e outras situações.

Maria Alice da Silva frisou que a entrega provisória é feita enquanto os processos não chegam a tribunal para os devidos procedimentos judiciais e posterior adoção das crianças.

"Hoje vamos entregar 17 crianças, um número bastante alto", disse a juíza, explicando que a entrega provisória equivale a um procedimento judicial, em que os pais têm os mesmos direitos como o de uma criança adotada, com a diferença de que não vai ser perfilhada pelo candidato", considerando tratar-se da "antecâmara para o processo de adoção".

A juíza sublinhou que o objetivo da entrega das crianças é proporcionar-lhes bem-estar, apelando às pessoas "que estejam em condições de ajudar o Estado" a acolherem os menores, evitando um destino menos bom, como a delinquência juvenil.

Já a chefe de departamento pedagógico do Lar Kuzola, Elisa Sampaio, disse que em 2025 foram acolhidas 773 crianças, das quais 62 crianças foram entregues a famílias substitutas.

"Este ano, sobretudo para descongestionar o berçário, foram identificadas 17 crianças elegíveis para este processo, e o tribunal resolveu fazer essa entrega massiva que, para nós, pensando no interesse superior das crianças, é garantia que estarão bem, seguras e com um olhar muito mais particularizado, uma atenção direta com os pais", acrescentou.

Leia Também: Luanda e grandes empresas concentraram em 2025 o crédito à economia real

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2922274/angola-criancas-entregues-a-familias-substitutas-devido-a-sobrelotacao#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes